311. Cientista social ou pedreiro de obra?
Jober Rocha*
Estimados leitores, em primeiro lugar desejo dizer que nada tenho de pessoal contra cientistas sociais ou contra pedreiros de obra. Ambas as categorias profissionais são importantíssimas para o desenvolvimento de qualquer país, notadamente aqueles ainda em desenvolvimento como o nosso.
Este tema me veio à mente ao recordar de um grande amigo, cientista social, que, interessado em temas filosóficos e científicos, gostava de escrever textos sobre tais assuntos e divulga-los por meio da internet.
Ocorre, segundo me relatou o amigo, que em algumas ocasiões ele resolvia adentrar temas com os quais não possuía muita (ou nenhuma) familiaridade. Nestas oportunidades ele se valia do Wikipedia, biblioteca e banco de dados de caráter mundial, para ajudá-lo na tarefa. Porém, muitas das informações por ele coletadas, constantes na WEB, nem sempre eram totalmente verdadeiras ou, até mesmo, atualizadas.
A solução encontrada pelo meu amigo, para preservar sua boa reputação como escritor de artigos filosóficos e científicos, foi a de colocar embaixo do seu nome, na matéria divulgada, a referência de que era pedreiro de obra.
Com isto, pensava ele, os leitores valorizariam mais os seus textos, ao constatarem que um modesto pedreiro de obra, pouco afeito àqueles temas intelectualizados, havia escrito algo com tamanha profundidade.
Ao contrário, imaginava ele, se colocasse embaixo do seu nome a profissão de cientista social, os leitores, ao perceberem a superficialidade de muitos daqueles textos, diriam, de si para si:
- Mas que indivíduo ignorante e convencido, escrevendo bobagens e querendo se fazer passar por um intelectual!
Embora a ideia do meu amigo seja considerada excêntrica e meio esdruxula, depois que redigi esta breve crônica, confesso, também, fiquei tentado a fazer algumas pequenas alterações no meu currículo...
_*/ Jober Rocha é Economista e Doutor pela Universidade de Madrid, Espanha.
Caro Jober
ResponderExcluirExcentricidade ou brincadeira?
Grande abraço do
ASSEF