sábado, 2 de novembro de 2019

319. A Caneta Azul

Jober Rocha*



                                  Recente sucesso nas paradas musicais, de autoria do compositor e vigilante maranhense Manoel Gomes, a canção Caneta Azul foi elaborada e postada nas redes sociais de maneira amadorística, segundo dizem. Por essas sutilezas do destino, caiu no gosto popular e já superou a marca de doze milhões de visualizações na WEB. Sua letra, simples, fala sobre a perda de uma caneta azul por um estudante a caminho do colégio.
                                            Acredito que o estrondoso sucesso da música, inexplicável quando se considera a forma como foi produzida e divulgada, possa ter algo a ver, de forma subliminar, com a imagem da velha caneta BIC azul, usada pelo novo presidente ao assinar o ato da sua posse e, posteriormente, os atos de nomeação de seus ministros. 
                                               Os eleitores brasileiros já haviam se acostumado aos presidentes e demais autoridades políticas fazerem uso de suas canetas Mont Blanc Great Characters John F. Kennedy de R$ 16.000,00, ao assinarem suas posses como representantes de um povo pobre, sofrido e trabalhador. Causou, pois, surpresa, quando o novo presidente tirou do bolso sua caneta de plástico azul e, calmamente, assinou seu nome no livro de posse.
                                           Uma simples caneta azul passou a ser, naquela ocasião e desde então, símbolo de austeridade da equipe que assumia; austeridade que se faz imprescindível e mandatória quando se trata de administrar a coisa pública de um país rico, onde o povo é pobre, o desemprego é grande e a renda desigualmente distribuída.
                                                Se a caneta azul do estudante, cantada pelo povo, ainda está perdida, ao menos a caneta azul de plástico, que representa de forma simbólica o comedimento, o despojamento e a frugalidade, perdidos há muito tempo por nossas autoridades, está, finalmente, parece já ter sido encontrada na mão do novo presidente.


_*/ Economista e Doutor pela Universidade de Madrid, Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário