sábado, 18 de maio de 2019

274. Contemplando, no Face, a verdadeira face do Brasil


Jober Rocha*

 


                                          Em 18 de maio do corrente ano, pesquisando o Facebook, me deparei com a seguinte notícia, publicada no endereço PolíticaEstadão.com.br: Bolsonaro divulga texto de autor desconhecido que fala num Brasil “ingovernável” fora de conchavos.
                                               O texto, endossado pelo presidente da república, faz um alerta de que o país nunca foi, e talvez nunca será, governado de acordo com os interesses dos eleitores. Segundo o autor do texto, o país é governado, exclusivamente, para atender aos interesses de corporações com acesso privilegiado ao orçamento público, aí incluídos os servidores sindicalistas, os sindicalistas de toga e grupos empresariais bem posicionados nas teias do poder. Estes os verdadeiros donos do orçamento. 

                                                    Bolsonaro provou, segundo o autor, que o Brasil fora destes conchavos é ingovernável; porém, Bolsonaro declarou em entrevista pública que jamais se renderá a tais conchavos.
                                                         Ainda no Facebook, encontrei no endereço Exame.Abril.com.br: Para 75% dos brasileiros Bolsonaro está no caminho certo, aponta IBOPE.
                                                      O autor do primeiro texto mencionado afirma, ainda, que o país está disfuncional e Bolsonaro não é o culpado, pois não destruiu nada, não aprovou nada. Só tentou e fracassou. Sem nada poder fazer, caso não entre em acordo com os “donos do Brasil” (o que já declarou que não fará), a hipótese mais provável é de que o governo será desidratado até morrer de inanição ou prepararem o seu impeachment.
                                                          Esta desidratação já começou, com a mídia fazendo carga contra o presidente, seus familiares e assessores. Todas as declarações que Bolsonaro faz são criticadas e a cizânia é plantada entre os membros do governo, buscando jogar uns contra os outros e os internautas contra todos.
                                                 Todavia, seguindo em frente nas páginas do Facebook, contempla-se uma situação caótica no país que, embora ali mencionada, não causa nenhum efeito entre as nossas autoridades, que parecem desconhecê-la ou dela não fazerem caso. A prioridade de todos é desconstruir o mito Bolsonaro, posto que ele não é ‘gente de conchavo’; isto é, não é um presidente confiável.
                                                      Estou certo de que qualquer país do mundo cuja situação interna caótica se equiparasse a nossa, já teria sofrido uma intervenção militar. Aqui a coisa segue em 'banho Maria', com a maioria da população desconhecendo a verdadeira situação econômica e financeira do país e sem atentar para o fato de que, se as reformas propostas não forem aprovadas pelo parlamento (que deseja barganhar a sua aprovação, trocando-as por vantagens pessoais, partidárias e de grupos), o país irá fatalmente a bancarrota. 

                                                 Muitos brasileiros, ideologicamente comprometidos com a ideologia marxista e beneficiários de sinecuras, nepotismos e benesses com recursos públicos oriundos dos últimos governos de esquerda, torcem para que a moralização proposta pelo governo atual de errado e o país volte a ser o que era nos tempos dos desvios de dinheiro público. Em manifestações públicas pedem que o principal chefe e articulador da quadrilha que dilapidou os cofres públicos, condenado, preso em Curitiba e respondendo, ainda, a vários outros processos judiciais, seja libertado.
                                              Mas, voltando ao quadro caótico brasileiro sobrepujado pelas notícias manipuladas sobre o atual governo, encontramos no Facebook deste sábado, 18 de maio, as seguintes notícias:


. 91% dos países cresceram mais do que o Brasil de 2011 a 2018 (Valor.com.br)
. Pobreza no Brasil subiu para 21% da população, entre 2014 a 2017, diz Banco Mundial (Oglobo.globo.com)
. Lula e Dirceu comandavam esquema que resultou no assassinato de Celso Daniel, segundo ex petista (Veja.Abril.com.br)
. Câmara concede passaporte diplomático a 404 filhos e cônjuges de deputados (Isto é.com.br)
. Professora que vai virar filme tem diploma falso de Harvard (Brasil.Estadão.com.br)
. Mais de 500 mil funcionários públicos receberam Bolsa Família, diz MPF (G1Globo.com)
. PF aponta que firma de Lulinha recebeu R$ 103 milhões, diz jornal (Exame.Abril.com.br)
. Cunha poderá delatar 150 deputados, 14 ministros do STJ e dos ministros do STF (Diário do Brasil.org)
. Professores e funcionários da UFPR fazem viagens de luxo com dinheiro público (TribunaPR.com.br)
. PT investiu em Universidades por “razões eleitoreiras”, diz Cristovam Buarque (BBC.com)
. Transição da URV para o Real é constitucional, diz STF 25 anos depois (O Antagonista. Com)
. Estudantes ateiam fogo em ônibus (Governabilidade.com.br)
. Governo Lula deixou de gastar mais de 20 bilhões de reais em Educação (OGlobo.globo.com)
. Brasil está em penúltimo lugar em ranking de qualidade na Educação (Guiadoestudante.Abril.com.br)
. Corrupção ultrapassa tudo o que seria imaginável, diz ministro do STF (Notícias-R7.com)
. MEC pagou bolsa do PROUNI a mortos e a alunos de alta renda, diz auditoria (Educação.Uol.com.br)
. Para jornal francês, Congresso Brasileiro é casa de “300 ladrões com título de doutor” (BR.RF1.FR)
. BNDES confirma que empréstimos a Angola e a Cuba são secretos (Gazetadopovo.com.br)
. STF ignora críticas e acerta compra de menu com lagosta e vinho por R$ 481 mil (notíciasBand.Uol.com.br)
. STF decide que importar sementes de maconha não é crime (OGlobo.globo.com)

                                                        Fico estarrecido com a tranquilidade com que essas notícias são veiculadas; com o descaso das autoridades constituídas, com respeito a elas, e com a indiferença popular com relação aos fatos escandalosos que ocorrem diariamente. Parece que a mídia está falando sobre esportes, música e espetáculos culturais e não sobre crimes, desmandos, incompetência, má gestão, corrupção, impunidade. Os internautas leem as notícias e seguem em frente.
                                                            Notem, ademais, que não mencionei nenhum caso (dos inúmeros existentes nas redes sociais) de roubos, assaltos, assassinatos, perseguições, trocas de tiros, sequestros, briga entre facções criminosas de narcotraficantes, etc. Depois de tantos anos de manipulação da verdade, de transvaloração de valores, de desinformação planejada, o povo já não dá mais importância aos desmandos praticados por algumas autoridades dos três poderes, nem aos crimes relatados. As notícias do dia seguinte fazem com que esqueçam as do dia anterior.  


- O nosso país é assim mesmo – pensam muitos leitores.
- Nada fará com que mudemos – dizem alguns.


                                                  O fato é que o país está quebrado por décadas de má gestão, de roubos e sangrias, realizados pelos partidos de esquerda que comandaram os últimos governos. Se as reformas propostas pelo novo governo não forem aprovadas, o caos estará instalado. Muitos maus brasileiros estão torcendo para que isso ocorra, imaginando que a esquerda e o narcotráfico voltarão a comandar os destinos do país, com o dinheiro público irrigando (molhando), novamente, as mesmas mãos molhadas nos governos anteriores. Esquecem que existe uma geopolítica mundial, onde os países poderosos determinam aquilo que será feito. 

                                                         O Brasil quebrado será um prato feito para a instalação do comunismo, coisa que não deverá ser permitida pelo governo do presidente Trump, embora o mesmo já tenha problemas de sobra com o Irã, com a Coreia do Norte, com a China, com a Rússia, com a Venezuela, com Cuba, com o Afeganistão.
                                                   Muitos não acreditam, mas trata-se de uma guerra entre o bem e o mal. O bem, para a mídia venal e ideologicamente comprometida, é apresentado como sendo o mal e o mal como sendo o bem. Poucos conseguem perceber as sutilezas das matérias divulgadas, as meias verdades, as distorções das notícias e dos pronunciamentos, acreditando em tudo aquilo que é noticiado contra o atual governo pela mídia venal, que perdeu as verbas fáceis e volumosas concedidas pelos governos de esquerda para cooptar jornalistas, artistas, articulistas, comentaristas e formadores de opinião, e voltou todo o seu ódio contra o atual governo, inimigo ferrenho responsável pelo corte das verbas públicas destinadas a “fazer a cabeça” da massa ignara de eleitores esquerdistas.
                                                   Como isto tudo terminará é, para mim, uma incógnita. Não vislumbro forças nacionalistas e patrióticas com disposição para comprar uma briga que poderá durar anos e com resultados desconhecidos. A índole do nosso povo é pacífica, conciliadora, crédula, inocente e subserviente. Neste contexto, imagino que ficaremos eternamente sendo comandados pela elite cleptocrata, que define os destinos do país e se apropria do orçamento da união em benefício próprio.
                                              Só resta, àqueles mais lúcidos e que são inconformados com a situação que se apresenta, buscarem outro país para seguirem vivendo suas vidas. Não vislumbro solução para o nosso caso que não passe por um confronto armado, com algo semelhante a Revolução Francesa que durou dez anos, de 1789 a 1799.



_*/ Economista e Doutor pela Universidade de Madrid, Espanha.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário